HomeBlog 

Como se adaptar mais facilmente às Lentes Progressivas?

Como se adaptar mais facilmente às lentes progressivas? É fácil para qualquer pessoa se adaptar às lentes progressivas.

As lentes progressivas têm três zonas de transição entre si, que não são visíveis, o que permite uma visão nítida desde ao perto até ao longe numa lente. Estas lentes são uma evolução da tecnologia ótica da mais elevada qualidade. Quando são ajustadas individualmente, o resultado é a grande satisfação por parte do utilizado. Mas é habitual que as pessoas passem por um período de adaptação.

Consulta

Primeiramente é necessária uma consulta com um profissional, pois um bom oculista irá realizar uma análise exata. O oculista irá fazer algumas perguntas, como por exemplo, o seu trabalho e passatempo, de forma a ficar a perceber os seus hábitos visuais. A postura e formato da cabeça também são pontos importantes.

É necessária uma análise rigorosa para que as lentes fiquem ajustadas de forma perfeita. Os olhos são individualmente medidos e a visão binocular também é testada para determinar a potência da lente.

O procedimento de centragem também é bastante importante. Até as mais pequenas discrepâncias na centragem do meio da pupila podem prejudicar a visão, e consequentemente, o dia a dia do utilizador.

Adaptação às lentes progressivas

Sabia que a taxa de sucesso das lentes progressivas é bastante elevada, pois a tecnologia não para de evoluir. Mas ainda assim, é importante que o utilizador se habite às lentes progressivas. Tanto os olhos como o cérebro precisam de se habituar às diferentes potências de refração das lentes progressivas. Esta adaptação é relativamente fácil.

O que pode acontecer quando começar a utilizar lentes progressivas?

  •  Desfocagem e a pequenas distorções nas extremidades das lentes.
  • Irá mover a cabeça mais frequentemente e a mover as pupilas menos frequentemente, especialmente para distâncias ao perto, dado que o campo de visão para distâncias ao perto apenas se situa na parte inferior das lentes.
  • Em conjunto, tem de se habituar às áreas individuais de visão e à respetiva posição nos óculos: na área inferior, apenas vê, nitidamente, as distâncias ao perto. Se olhar ao longe, terá de o fazer usando a área superior da lente, pois caso contrário tudo o que vir estará desfocado.

Isto são efeitos colaterais, mas são naturais e diminuem com o passar do tempo, e quando estiver totalmente adaptado às lentes estes efeitos irão desaparecer por completo. Deve utilizar as suas lentes de manhã à noite, de forma a facilitar o processo de habituação.

Venha ter com os nossos profissionais e marque a sua consulta.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Artigos Relacionados

Efectue a marcação do seu exame