Mais do que proporcionar um «look» sofisticado e moderno, os óculos de sol são muito importantes para proteger os olhos dos raios ultravioleta. Mas, de puder combinar o melhor dos «dois mundos», pode proteger-se e fazer figura no Verão. No entanto, há alguns conselhos que deve seguir para escolher os óculos de sol que melhor se adaptam ao seu caso concreto.

Dicas e conselhos para escolher óculos de sol

Proteção UV

O sol emite radiação ultravioleta (UV) que não podemos ver ou sentir. Em pequenas doses, esses raios ajudam a fixar a vitamina D, mas em excesso podem causar problemas significativos, como queimaduras e até cancro da pele. Os raios UV em excesso são também bastante nocivos para os olhos.

Quando escolher os seus óculos de sol, opte sempre pelos que garantem proteção UV a 100% ou a 99%. Demasiada luz UV pode causar cataratas ou até destruir a retina.

Medida

Um par de óculos de sol que não esteja à medida da face pode deixar passar os raios UV para os olhos. Os óculos que se ajustam exatamente aos seus olhos podem ajudar a bloquear a luz UV, protegendo ainda a vista contra a areia ou pólens alergénicos.

Lentes polarizadas

Estas lentes reduzem o brilho na praia, na neve ou na água, mas não substituem a proteção UV dos óculos de sol.

Escuridão e cor

Lá porque uma lente é quase negra, isso não significa que bloqueie a luz UV na totalidade. A pupila – a pequena esfera preta no centro dos seus olhos – controla a quantidade de luz que entra nos olhos. Quando utiliza lentes escurecidas, a pupila abre mais, para deixar entrar maior quantidade de luz.

Se os seus óculos de sol não bloquearem os raios UV, pode estar a deixar entrar mais raios prejudiciais aos seus olhos.

Lentes

Qual o material mais indicado para os seus óculos de sol: vidro, plástico ou algum material novo de policarbonato? É uma questão de gosto pessoal. A forma como se sente melhor e como vê o mundo também é bastante importante. Algumas lentes, especialmente as mais curvas, podem provocar alguma distorção, mas não é sempre o caso.

Quando comprar os seus novos óculos de sol, não se esqueça de levar um par para as crianças que conhece, pois constituem uma forma extremamente eficaz de proteção contra os raios UV, faça muito sol ou não.

Para mais informação, consulte a nossa coleção de óculos de sol ou contacte um técnico especializado na sua anoptica, em Setúbal.

StumbleUponEmail