No desenvolvimento integral do bebé e da criança a visão tem um papel fundamental. Todos os sentidos são essenciais para o desenvolvimento psíquico e motor. Estes são importantes, uma vez que permitem descobrir todo o ambiente externo.

 

Desenvolvimento da visão

O sentido menos desenvolvido nos bebés é a visão. Nos recém-nascidos a estrutura do aparelho visual está totalmente formada. Contudo, nas primeiras semanas, o bebé apenas alcança pequenas distâncias e só consegue diferenciar cores com grande contaste (branco e preto).

Os bebés começam a desenvolver a visão aos 3-4 meses e à partida já conseguem distinguir as cores. A visão fica praticamente desenvolvida a partir dos 8 meses. No entanto, a função visual fica totalmente perfeita a partir dos 6-7 anos.

 

Alterações de comportamentos devido à visão

  1. Exames nos recém-nascidos

Ainda enquanto bebé, os pediatras examinam se existem problemas visuais congénitos, o movimento ocular, seguimento ocular de fonte luminosas e é também verificada a reação das pupilas à luz.

 

  1. Visitas periódicas ao pediatra

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento pleno da criança. As consultas ao pediatra são essenciais para que a saúde da criança seja observada. Nestas consultas, a saúde visual é um ponto a ter em conta.

É aconselhado os bebés realizarem exames oftalmológicos anualmente, iniciando, habitualmente, a partir dos 6 meses de vida. Estes exames têm como finalidade avaliar a acuidade visual e precaver futuras perturbações na visão.

 

  1. Observação aos comportamentos diários

Na grande maioria dos casos, os problemas visuais são ditados em idade escolar. Daí ser fundamental observar todos os comportamentos da criança, para que os problemas oculares sejam tratados precocemente.

Aconselhamos que antes da entrada para a escola, entre os 6 ou 7 anos, se realize exames visuais completos para que qualquer problema com a visão seja detetado antecipadamente.

 

Alertas a ter em conta

Existem alguns sinais que poderão dar conta de algumas mudanças da visão dos bebés e das crianças, nomeadamente:

  • Olhos vermelhos;
  • Sensibilidade à luz;
  • Olhos lacrimejantes ou chorosos;
  • Esfregar os olhos constantemente;
  • Semicerra os olhos para focar objetos ou imagens;
  • Dores de cabeça, principalmente após usar aparelhos eletrónicos.

 

Estes são alguns dos sintomas que podem anteceder-se a problemas visuais. Caso note alguma mudança de comportamento, seja em bebés ou crianças, consulte um oftalmologista para proceder a um diagnóstico.

Caso os progenitores sofram de estigmatismo ou miopia, o bebé terá maior probabilidade de desenvolver doenças oculares. Nestes casos, é fundamental que as consultas ao pediatra ou especialistas da visão sejam feitas precocemente para caso necessário, os problemas oculares sejam detetados e corrigidos atempadamente.

 

StumbleUponEmail