HomeBlog 

Como cuidar da visão em home office?

Há cerca de um ano, muitas empresas optaram por um regime de home office para os seus trabalhadores. Esta adaptação do local de trabalho fez com que o tempo passado a utilizar aparelhos digitais aumentasse consideravelmente.

Os dispositivos eletrónicos são cada vez mais utilizados no dia-a-dia e, consequentemente, devido à pandemia grande parte das pessoas começou a utilizar estes aparelhos durante mais tempo, o que resulta numa maior exigência da visão.

 

Saúde dos Olhos 

Ao passarmos longos períodos a utilizar aparelhos eletrónicos, como, por exemplo, o computador, televisão, telemóvel, etc. danificamos a nossa visão. Isto acontece, uma vez que, quando passamos muitas horas a olhar para ecrãs digitais o olho tem tendência a pestanejar menos vezes.

O olho humano saudável pestaneja aproximadamente entre 12 a 15 vezes por minuto, no entanto, quando feito um esforço prolongado da visão, seja pela utilização de aparelhos digitais, ler ou outra atividade, o olho acaba pestanejar com menos frequência, o que pode alterar a lubrificação dos olhos. 

 

Cuidados a ter com a visão em home office

Estar em home office requer maior esforço dos olhos, uma vez que após o horário de trabalho realizado através de um computador a tendência é ligar a televisão ou estar no telemóvel. 

Estes hábitos podem comprometer a visão e a musculatura dos olhos. Para evitar o desgaste ocular recomendamos:

  • Fazer intervalos a cada 20 minutos ao computador/televisão e focar num objeto que esteja distante (de preferência no exterior);
  • Tentar piscar os olhos mais vezes para beneficiar a lubrificação dos mesmos;
  • Iluminar o espaço de trabalho, de preferência com luz natural;
  • Colocar o ecrã do computador ligeiramente acima do nível dos olhos;
  • Adequar a distância do monitor, cerca de 40 a 75 centímetros dos olhos;
  • Usar lubrificante ocular;
  • Caso sinta desconforto, irritação, vermelhidão ou dores de cabeça consulte um oftalmologista.

Para manter uma saúde visual saudável aconselhamos que faça um check-up anual.

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Artigos Relacionados

Efectue a marcação do seu exame