Os riscos associados à condução, em especial noturna, são bastante diversos e podem ser determinantes para os condutores e passageiros. Fatores como visibilidade reduzida, devido à baixa luminosidade, ao reflexo do sol com o entardecer, faróis dos outros veículos e condições climatéricas adversas são fatores de alto risco e que podem ser determinantes para a segurança de quem circula dentro do veículo, ou para os transeuntes.

Devido a todos estes fatores, como forma de promover e proporcionar ao condutor melhores condições no momento da sua condução, surgiram os óculos adaptados para a condução.

Utilizar óculos na condução:

Este utensílio é um forte aliado para os condutores, pois a sua função principal é a de proporcionar o máximo de conforto, adaptando a sua visão aos agentes externos.
Através da utilização destes óculos é possível reduzir os diversos reflexos provenientes do ambiente em que se encontra, assim como minimizar os desconfortos provocados pelo excesso de luminosidade num período onde, supostamente, os nossos olhos deveriam apenas visualizar escuro, ou baixa luminosidade.

Principais características dos óculos:

● Equilíbrio visual

A utilização deste tipo de óculos permite manter o equilíbrio visual na medida em que mantêm a abertura da pupila no tamanho adequado para a fase do dia em que se encontra. É normal as nossas pupilas se adaptarem de acordo com a luminosidade do meio, no entanto a oscilação que ocorre no período noturno, devido à variação de luminosidade, provoca desconforto ocular, aumentando a probabilidade de ocorrer um acidente;

● Lentes amarelas

Este tipo de lentes permite um maior contraste entre as cores, aumentando dessa forma a percepção de profundidade em ambientes noturnos. Além desta característica, as lentes amarelas permitem uma redução do efeito de ofuscamento e permitem uma maior sensação de visão limpa e clara.

● Lentes anti reflexo

Estas lentes impedem que as luzes do meio ofusquem a visão, ou que haja algum tipo de reflexo indesejado, dificultando a tarefa da condução. Desta forma permitem um conforto extra para quem necessita de conduzir em períodos do final do dia ou mesmo à noite.

 

Benefícios dos óculos:

  • Reduzem significativamente a sensação de ofuscamento;
  • Minimizam os reflexos indesejados;
  • Proporcionam um maior conforto visual;
  • Permitem reduzir, consideravelmente, a probabilidade de ocorrer um acidente devido a desconfortos visuais.

Na condução, o conforto visual e uma boa visibilidade são fatores essenciais para a segurança e a prevenção de acidentes na estrada. Quando há uma má visibilidade, devido ao esforço ocular realizado, o cansaço é muito superior e o tempo de reação aumenta também.

StumbleUponEmail