O papel da visão no nosso dia a dia é fundamental para desempenhar as tarefas do nosso quotidiano. A saúde dos nossos olhos tem um papel muito importante na nossa mobilidade e bem-estar em geral.

Com o envelhecimento é normal que a visão pior, mas existem várias dicas de estilo de vida que deve adotar para ajudar a manter uma saúde visual.

 

Dicas para melhorar a saúde visual

Manter os exames oftalmológicos em dia

Esta é uma das dicas mais importantes a reter. É fundamental que os exames oftalmológicos sejam feitos com regularidade e de preferência com a frequência que o seu especialista recomenda.

Existem doenças oculares crónicas que normalmente não apresentam sintomas na sua fase inicial e, deste modo, é importante que a regularidade dos rastreios visuais seja tida em conta.

 

Ter uma alimentação saudável

Uma dieta equilibrada é a base de uma vida saudável. Muitas pessoas não sabem mas uma alimentação saudável é essencial para uma boa saúde ocular.

Algumas doenças como a diabetes ou hipertensão podem advir de uma má alimentação e, em consequência destas doenças a visão pode sair prejudicada.

Uma alimentação com grandes excessos de açúcar, carboidratos refinados, gordura ou sódio podem danificar a nossa visão e a nossa saúde em geral.

 

Proteger os olhos dos raios UV

O uso de óculos de sol não deve ser apenas uma questão de gosto pessoal ou estilo. Este tipo de óculos, seja graduado ou não, é essencial para uma boa visão.

Os óculos de sol se forem escolhidos de forma adequada protegem os seus olhos dos raios UV.

É muito importante ter em atenção os óculos de sol que compra, estes devem ter um selo de qualidade que garante que as lentes protegem a visão contra os raios solares.

A utilização de óculos de sol não deve ser apenas tida em conta no verão ou na primavera. Os raios ultravioletas estão presentes todo o ano e é essencial a utilização destes óculos durante todas as estações.

 

Conhecer o histórico familiar

Um dos cuidados a ter com a sua visão é ter presente o seu histórico familiar. Muitas doenças relacionadas com a visão são hereditárias. Caso tenha casos de parentes próximos que tiveram ou tenham problemas oculares é importante transmiti-los ao especialista.

É importante estar atento a estas questões, uma vez que o diagnóstico precoce pode curar diversos problemas de saúde.

 

Usar os aparelhos eletrónicos de forma adequada

Quando é feito um uso prolongado de aparelhos eletrónicos, como o computador ou o telemóvel, os olhos tendem a abrir mais e a piscar menos, o que pode levar à diminuição da lubrificação dos olhos.

Para evitar problemas visuais, decorrentes desta prática, é aconselhado que pisque os olhos com mais frequência e faça algumas pausas de pelo menos 20 segundos a cada 20 minutos.

Existem outras práticas que deve adotar para manter a saúde ocular como manter o monitor a 50 centímetros de distância e ajustar o brilho do ecrã para o mesmo não ficar demasiado claro.

 

Estas são algumas dicas que deve ter em conta na sua vida quotidiana para melhorar a sua visão. Proteja a sua visão e implemente estas dicas no sua dia a dia.

 

Para mais informações contacte-nos:

  • 265 112 648

Ou visite-nos na nossa loja:

  • Av. Bento Gonçalves, 30B – Loja 2, 2910 – 431 Setúbal – Por baixo da Loja do Cidadão

 

 

StumbleUponEmail