É uma situação que acontece com várias pessoas. Acabadas de comprar um par de óculos com lentes progressivas, são aconselhadas pelo seu optometrista a tentar adaptar-se durante uma ou duas semanas. Há quem use lentes progressivas apenas alguns minutos por dia e quando começam a sentir-se tontas ou cansadas, retiram os óculos.

As lentes progressivas, na prática, são iguais às bifocais, à exceção do facto do campo focal de cada lente mudar continuamente da visão de longe até à visão de leitura, dentro dos limites da prescrição. Lentes progressivas, bifocais, trifocais ou óculos de leitura são algumas das opções para quem tem mais de 40 anos e começou a perder a elasticidade natural dos olhos.

O que é a presbiopia e qual o papel das lentes progressivas?

Isto acontece a quase toda a gente e tem o nome técnico de presbiopia. Há quem prefira usar lentes de contacto para corrigir a visão de perto num olho e a visão ao longe no outro. Por outro lado, os doentes de cataratas implantam lentes em ambos os olhos para substituir as «lentes» naturais dos seus olhos. Muitas vezes, também preferem ter um olho focado para visão de perto e o outro para visão ao longe.

As lentes implantáveis que permitem mudar a distância focal estão ainda em fase de desenvolvimento, mas podem vir a ser um excelente substituto das lentes naturais.

Por sua vez, a adaptação a óculos que dispõem de mais de uma distância focal pode constituir um grande desafio. Há quem adore as lentes progressivas e tenha demorado apenas um dia a adaptar-se e quem não consiga adaptar-se de todo.

Mudar de óculos consoante a tarefa é outra opção possível

Tipicamente, quem já usou lentes bifocais tem mais dificuldades em ajustar-se às lentes progressivas. No entanto, se passar diretamente das lentes de visão única para as lentes progressivas, pode ser bastante mais fácil.

Tudo porque o ajustamento se processa ao nível do cérebro e não nos olhos. Há até quem se acostume a pares diferentes de óculos de visão única e utilize uns para as tarefas do dia-a-dia e outros para funções mais meticulosas, como ler ou estar ao computador. Ou para ler os rótulos no supermercado.

Mas, não seria mais fácil optar por lentes progressivas? Saiba mais na nossa ótica em Setúbal!

StumbleUponEmail