Atualmente, com a evolução das tecnologias e o aperfeiçoamento das lentes ao olho humano, é qualquer pessoa consegue, com facilidade, adaptar-se às lentes progressivas.

As lentes progressivas são o exemplo perfeito da evolução da nossa tecnologia e são um elemento muito especial da tecnologia óptica. São lentes da mais elevada qualidade, com características únicas. Quando ajustadas de forma correta ao seu utilizador, proporcionam uma qualidade de visão e, consequentemente, qualidade de vida, bastante superior às de qualquer outro tipo de lente.

 

O que são lentes progressivas

As lentes progressivas são lentes com três zonas invisíveis, de transição entre si. Desta forma permite ao seu utilizador uma visão nítida, quer seja ao perto, ao longe ou a distâncias intermédias.

Este tipo de lentes permite não só uma excelente visão numa só lente, como evitar o constrangimento e desconforto da constante mudança de óculos para as diferentes situações do dia-a-dia. São lentes com a mesma aparência de qualquer outra lente, o mesmo tipo de leveza e, a transição de graduação não é visível.

No entanto, é importante reforçar que a utilização destas lentes de alta tecnologia requerem treino e uma adaptação às mesmas, pois funcionam de maneira diferente. É necessário haver um período de adaptação, uma vez que o cérebro e o próprio olho necessitam de se adaptar e ajustar às características únicas destas lentes.

O primeiro passo é compreender que os campos das diferentes graduações têm áreas muito específicas de acção, como tal é necessário treinar para direcionar os olhos de forma correcta.

 

Dicas para uma boa adaptação a lentes progressivas:

  • Utilizar sempre os óculos durante uma semana – esta é uma das dicas mais importantes para que o processo decorra de forma mais positiva. Neste período de tempo apenas deve retirar os óculos para dormir e para tratar da sua higiene pessoal.
  • Momento de leitura – sempre que ler deve manter a cabeça quieta e deve apenas baixar os olhos. Quando olha para baixo consegue utilizar a parte da lente destinada à visão para perto e assim uma melhor adaptação às novas lentes.
  • Evitar olhar para os pés quando sobe ou desce de escadas. Este simples ato faz com que a visão fique desfocada, tendo em conta que esse campo da lente se destina à visão ao perto, olhar nesse campo vai desfocar tudo à sua volta.
  • Mova sempre os olhos e não a cabeça. Este pensamento vai facilitar muito todo o processo.

 

Aspetos fundamentais para uma boa visão:

  • A graduação prescrita ser a correta;
  • Ter as medidas corretas – altura de longe e distância naso pupilar;
  • Optar por uma armação adequada ao rosto, mas compatível com as lentes com visão a 3 distâncias.

 

Principais vantagens das lentes progressivas:

Sempre que alguém opta por lentes progressivas significa que os vários campos de visão estão afetados e por isso necessitam de graduações para diferentes distâncias. Optar por lentes progressivas significa ter apenas um par de óculos para diferentes tarefas e atividades do seu dia-a-dia.

As lentes progressivas permitem obter uma visão nítida a todas as distâncias. Nestas lentes existem zonas para as diferentes distâncias visuais, que ao estarem juntas possibilita uma maior nitidez nos pormenores, que seja ao perto ou ao longe.

Para que todo o processo decorra de forma mais simples para si, deve sempre procurar ajuda de um profissional qualificado quando for escolher os seus novos óculos graduados!

 

StumbleUponEmail