A obesidade é um problema de saúde e uma doença crónica. Além de muitos outros problemas que podem ser desencadeados por esta doença, a saúde ocular pode também ficar afetada. 

As pessoas que sofrem desta doença ficam mais vulneráveis a enfartes, acidentes vasculares cerebrais (AVC) ou a diabetes. Estas são doenças muito frequentes em pessoas cujo a sua alimentação e estilo de vida não é saudável. 

 

Obesidade vs Problemas visuais

A obesidade, por si só, não provoca problemas visuais. Contudo, uma vez que esta doença crónica pode causar diversas doenças devido ao excesso de peso, pode, em consequência, levar a doenças oculares. 

O excesso de peso pode provocar maior propensão a hipertensão arterial sistémica, diabetes e problemas cardíacos. Estas doenças podem promover doenças oculares, nomeadamente perda de visão, quando não tratado antecipadamente. 

Saúde Visual

Em Portugal, aproximadamente, 13,3% da população com idades compreendidas entre os 20 e 79 anos, sofre de diabetes, sendo que 44% não tem a doença diagnosticada. Este problema de saúde pode atingir a saúde ocular, podendo causar glaucoma, retinopatia diabética ou cataratas. 

Aconselhamos que a todos os pacientes que seja diagnosticada obesidade, estejam atentos à saúde visual e que façam um acompanhamento da mesma. As consultas a um oftalmologista devem acontecer a cada 2 anos ou por indicação do especialista. 

 

StumbleUponEmail