Com a visão não se brinca, aprendemos desde pequenos. E não se brinca mesmo, porque algumas doenças mais graves da visão podem provocar, no limite, a cegueira irreversível. É por isso que, de tempos a tempos, é imperioso fazer um teste de visão. Há quem defenda que deve ser feito, pelo menos, de dois em dois anos, outros preferem um prazo mais apertado de apenas um ano.

Existem diversos tipos de testes de visão, desde o vulgar rastreio visual até à medição da tensão ocular – extremamente importante para prevenir o glaucoma – e às consultas de optometria. Cada teste de visão tem o seu objetivo específico e não devemos estar muito tempo sem fazer um, sob pena de agravarmos a nossa saúde visual.

 

Um teste de visão pode permitir detetar doenças atempadamente

Além de permitir detetar se vemos mal e necessitamos de óculos ou de lentes de contato, um teste de visão permite ainda saber se precisamos de consultar um oftalmologista, pela deteção de sintomas suspeitos de algo mais grave. Por vezes, é com recurso a um simples teste de visão que é possível detetar, atempadamente, problemas visuais complexos e trata-los com sucesso.

Hoje em dia, a maior parte das óticas já faz testes de visão com toda a comodidade, rapidez e eficácia. Cada exame à visão permite detetar e identificar doenças visuais que podem ser problemáticas ou eventuais fatores de risco, que justifiquem uma consulta mais detalhada num especialista.

 

Teste de visão permite saber se tem de usar óculos ou lentes de contacto

A mera utilização de óculos atempada é extremamente importante para que a falta de visão não se acentue e não seja necessário agravar a graduação das lentes. A avaliação e o diagnóstico atempados são fundamentais para a saúde visual de todos.

Quanto mais cedo começar a frequentar consultas e a fazer o teste de visão, mais fácil será detetar e corrigir eventuais problemas visuais que possam existir. A partir dos três anos, as crianças já podem fazer o teste de visão e saber como está a sua saúde ocular. A partir dessa idade, basta repetir o exame a cada seis meses e, mais tarde, anualmente, para garantir que tudo está bem.

Para saber mais ou agendar um teste de visão, contacte-nos.

StumbleUponEmail