É durante os primeiros anos de vida de uma criança que ocorre o desenvolvimento visual da mesma. Nesse sentido é fundamental que a sua visão seja vigiada e acompanhada para detetar eventuais anomalias ou patologias. Esta intervenção precoce é fundamental para o desenvolvimento ocular da criança e para todo o seu desenvolvimento.

 

Quando é que a criança deve realizar o rastreio visual pediátrico?:

A visão é dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento de uma criança, que explora o mundo de forma muito sensorial, de forma muito visual. Existe, portanto, um período crítico de desenvolvimento visual, que vai desde o nascimento até à idade da entrada na escola, por volta dos 6 anos.

 

Aspetos fundamentais no desenvolvimento visual:

  • entrada de luz

  • transparência dos meios óticos;

  • alinhamento dos eixos oculares;

  • poder refrativo das lentes, que deve ser igual em ambos os olhos.

 

O primeiro rastreio ocular deve ser realizado por volta dos 2 anos, caso não tenha sido detetada nenhuma anomalia no período antecedente. Desta forma é possível verificar o desenvolvimento visual da criança e detetar eventuais anomalias, permitindo uma intervenção precoce e eficaz.

É normalmente também neste período que são detetadas anomalias que requerem uma intervenção imediata, pois apresentam uma curta janela de intervenção, como é o caso da ambliopia. A ambliopia é uma patologia exclusiva da infância, que atinge uma percentagem muito baixa desta população, entre 1 e 5%. Esta doença caracteriza-se por défice de visão em apenas um dos olhos, proveniente de uma malformação no seu campo visual.

Tendo em conta que é algo relacionado com a infância, a sua janela de intervenção e de tratamento é igualmente nesta fase. Quando detectada precocemente esta doença pode chegar a ter um tratamento 100% eficaz. No entanto, sem o rastreio visual pediátrico, não é possível fazer a deteção.

Marque o rastreio visual dos seus filhos na Anoptica e saiba como estão os olhos das suas crianças. Caso seja detectada alguma anomalia, o técnico apresentar-lhe-á quais os procedimentos a realizar e poderá encaminhar para o médico oftalmologista, caso considere necessário.

StumbleUponEmail