Todos os grandes atletas profissionais utilizam lentes para desporto, independentemente da disciplina que praticam. Mas este tipo de lentes não são um exclusivo dos atletas de elite, já que os praticantes amadores também ganham com a utilização deste tipo de lentes.

Isto porque o desporto comporta riscos de lesões nos olhos e as lentes para desporto reduzem substancialmente ou eliminam esse risco, ajudando ainda a melhorar a performance dos praticantes, que conseguem ver mais nitidamente. Muitos clubes, atualmente, não permitem a participação de membros sem o uso de lentes de desporto adequadas.

Hoje, as lentes para desporto são uma parte aceite da vida do dia-a-dia, tal como os capacetes para bicicletas ou as joelheiras. Além de melhorarem o desempenho desportivo, as lentes para desporto dão uma imagem moderna e sofisticada, que agrada à maioria dos utilizadores.

Lentes para desporto reduzem ou eliminam perigos de lesões oculares

Muitas das lesões oculares são originadas pela prática desportiva. Só nos EUA, são cerca de 40 mil todos os anos, de acordo com dados das entidades locais. Desportos como o ténis ou o badminton, embora aparentem ser inofensivos, envolvem a deslocação de objetos a mais de 75 quilómetros por hora.

Durante um jogo, uma raquete pode deslocar-se a mais de 200 quilómetros por hora, com o perigo adicional de poder contatar com outros intervenientes nas partidas. Mas, os objetos voadores não são o único perigo. Muitas lesões oculares são originadas por pancadas de joelhos ou cotovelos, nomeadamente em desportos como o basquetebol.

Todas estas são razões mais do que suficientes para usar lentes para desporto. Além disso, a visão apurada é um ingrediente vital para um bom desempenho em qualquer desporto.

O que procurar nas lentes para desporto?

Os óculos para desporto têm várias formas e modelos. Alguns deles são até mesmo concebidos para caber em capacetes de hóquei no gelo ou de outros desportos. Este tipo de lentes são normalmente feitas de policarbonato, dado tratar-se de um material com muita resistência ao impacto, protegendo os olhos de objetos em movimento.

O policarbonato é o material mais utilizado em lentes para desporto, mas as armações também têm um papel de destaque. Cada desporto tem o seu tipo de lente ideal, o que originou a criação de armações específicas para cada modalidade.

Estas armações são concebidas de plástico altamente resistente ou de borracha, podendo ser igualmente feitas de policarbonato, à imagem das lentes para desporto.

 

Para saber mais sobre lentes para desporto, contacte um dos nossos assistentes na nossa loja em Setúbal.

StumbleUponEmail