Tudo começou em 1909, no Connecticut, com o nascimento de Edwin Land, o inventor do Polaroid, o primeiro material polarizador do mundo para uso comercial, que veria a luz do dia em 1929. Land fundou a Polaroid Corporation em 1937, em Cambridge, Massachusetts, EUA. A primeira grande fonte de receita da empresa foram os Polaroid Day Glasses, os primeiros óculos de sol com um filtro polarizador, ou seja, com lentes polarizadas Polaroid.

 

Em 1935, Land negociou com a American Optical Company para produzir lentes polarizadas Polaroid. Esses óculos podiam filtrar o brilho, em vez de simplesmente escurecer a paisagem. A Land e a Wheelwright contrataram vários funcionários para iniciar a produção dos Polaroid Day Glasses e dar início àquela que seria a primeira produção em massa de lentes polarizadas Polaroid.

 

Como apareceram as lentes polarizadas Polaroid?

Com recurso a capital de risco do magnata ferroviário W. Averill Harriman e do banqueiro e compositor James Warburg, Edwin Land, George Wheelwright e Julius Silver fundaram a Polaroid Corporation, corria o dia 13 de setembro de 1937. A Polaroid começou então a fabricar chapas polarizadoras para janelas de carros de observação dos caminhos de ferro.

Em 1939, a empresa estava à beira da falência e foram apenas os contratos militares da Segunda Guerra Mundial que salvaram Land e seus 240 funcionários. Em 1942, a economia em tempo de guerra triplicou o tamanho da Polaroid. Um contrato de 7 milhões de dólares da marinha dos EUA para trabalhar no projeto de mísseis de busca de calor constituiu o maior contrato que a Polaroid angariara até então.

A Polaroid produziu vários outros produtos para as Forças Armadas, incluindo um dispositivo que determinou a elevação de uma aeronave acima do horizonte, um dispositivo de visão noturna por infravermelhos, óculos de proteção, lentes e filtros coloridos para periscópios. Os óculos de sol e as lentes polarizadas Polaroid eram usados ​​pelo exército americano, especialmente pela aviação.

 

Óculos De Sol Polaroid: a coleção Polaroid Heritage

Em 1965, a Polaroid mudou a sua produção para o Vale de Leven, na Escócia. Alguns anos depois, em 1972, a produção de óculos de sol e lentes polarizadas Polaroid foi adicionada à fábrica britânica. Entretanto, a empresa promove uma série de programas sobre o tema da saúde. Nas décadas seguintes, outras fábricas seriam abertas na Europa, América do Sul e Extremo Oriente.

Na década de 1980, a Polaroid lançou óculos com estilo de aviador e lentes polarizadas Polaroid intercambiáveis, ​​em colaboração com a estrela do ténis mundial, Boris Becker.

Em 2001, a Polaroid Corporation confrontava-se de novo com graves problemas financeiros. Em menos de dez meses, a maior parte dos negócios (incluindo o próprio nome «Polaroid» e subsidiárias estrangeiras não falidas) foi vendida para a One Equity, empresa do Bank One. Em 2011, a empresa foi adquirida pelo grupo italiano Safilo.

Já este ano, a Polaroid lançou o Heritage, um projeto único que reúne coleções de diferentes épocas, destacando peças originais revisitadas de acordo com as últimas tendências. O objetivo era refazer a história da marca, desde os anos de 1930 aos dias de hoje. Cada coleção apresenta silhuetas intemporais reinterpretadas com um toque contemporâneo, incorporando uma estética que vai além das tendências da moda.

A coleção Heritage não é apenas um salto para o passado, é uma homenagem à incrível capacidade de inovação que sempre caracterizou a marca, desde suas origens. Uma coleção histórica completa de óculos e lentes polarizadas Polaroid pode ser agora encontrada na Safilo Private Collection.

 

Para saber mais ou comprar lentes polarizadas Polaroid, visite-nos!

StumbleUponEmail