Muitas vezes, os pais não conseguem saber quando os filhos precisam de usar óculos. Os espaços entre os rastreios visuais são demasiado longos e a sua criança pode apresentar dificuldades visuais e ter de usar óculos para crianças. Deixamos aqui 8 sinais que podem ser sinónimo de problemas visuais e um alerta para levar o seu filho a um optometrista.

Sintomas de que o seu filho pode precisar de óculos para crianças

1. Olhos semicerrados

Crianças que têm problemas de visão têm tendência a semicerrar os olhos, muitas vezes, para reduzir o tamanho da imagem desfocada por trás da retina. Esta pode ser uma estratégia utilizada pela criança para compensar a falta de visão e um sinal de que precisa de óculos para crianças.

2. Inclinar a cabeça

Inclinar a cabeça pode ser sinal de desequilíbrio do músculo ocular ou de estrabismo. Pode ser também sinal de que a criança tem visão dupla quando olha para baixo, em determinada direção. É sinal de que está a precisar de óculos para crianças.

3. Sentar-se muito perto da TV

Quando uma criança se senta muito perto da TV ou baixa a cabeça para ler, isso é um sinal de miopia. Quem tem miopia, normalmente, vê bem ao perto e mal ao longe. Aproximar a cabeça de um objeto, faz com que esteja mais perto do seu ponto focal e torne a imagem maior.

4. Perder-se na leitura

Saltar linhas ou perder-se na leitura pode ser um sinal de problemas de visão ou necessidade de usar óculos para crianças. O astigmatismo ou o estrabismo podem ser as causas mais prováveis.

5. Tapar um olho para ler ou ver TV

Uma criança que tapa um olho para ler ou ver TV, está apenas a «desligar» o olho que vê mal para não interferir com a sua visão. Isso pode aumentar o risco de ambliopia nas crianças.

6. Lágrimas em excesso

A lagoftalmia é uma condição que faz com que os olhos sequem à noite, porque as pálpebras não fecham totalmente durante o sono. Isto pode provocar lágrimas em excesso durante o dia, interferindo com a visão.

7. Esfregar os olhos

Esfregar os olhos é um sinal de fadiga ocular e pode ser um sintoma de vários tipos de problemas de visão. Conjuntivites alérgicas podem também ser a causa destes sintomas.

8. Apontar quando lê

Apontar com o dedo durante a leitura nem sempre é mau sinal. Pode ser sintoma de que a criança está a aprender a ler autonomamente. No entanto, pode também ser sinal de um problema de visão não corrigido, como a ambliopia. E sinal de que é preciso usar óculos para crianças.

Para saber mais ou comprar óculos para crianças, visite-nos.

StumbleUponEmail