Há cerca de um ano o uso de máscara tornou-se um acessório imprescindível para o dia-a-dia. Além da máscara, quem sofre de alguma patologia oftálmica necessita de usar óculos graduados em simultâneo, o que pode ser desconfortável, uma vez que, além da respiração ficar abafada, as lentes têm tendência a ficar constantemente embaciadas.

Caso use óculos no seu dia-a-dia, graduados ou de sol, e sente que as lentes ficam embaciadas com facilidade, neste artigo damos-lhe algumas dicas de como evitar que as suas lentes fiquem embaciadas com a respiração.

 

1. Use uma máscara do tamanho correto

A máscara que usa no seu dia-a-dia deve cobrir o nariz e o queixo, sendo que deve estar corretamente ajustada ao rosto. Ao ajustar a máscara, certifique-se que a zona do nariz está corretamente composta. 

 

2. Coloque a armação sempre por cima das máscara

Para que os seus óculos não fiquem constantemente embaciados, coloque inicialmente a máscara, ajustando-a ao seu rosto e, de seguida, coloque os óculos por cima da mesma.

 

3. Mantenha as lentes limpas 

A limpeza dos óculos deve ser feita regularmente, o ideal seria uma vez por dia. Para uma limpeza correta, aplique nas lentes uma solução líquida própria e seque com um pano de microfibras, pode também optar por limpar os seus óculos com sabão neutro e água, secando igualmente um pano de macio.  

 

4. Não aplique álcool nas lentes

Aplicar álcool ou soluções à base de álcool, pode danificar as lentes dos óculos, assim como a própria armação. Além do mais, a qualidade dos tratamento aplicados nas lentes pode ficar comprometida (como por exemplo, tratamento antirreflexo, proteção UV, proteção luz azul, etc.). 

 

5. Redobre os cuidados de higiene com as lentes de contacto

Caso use lentes de contacto no seu dia-a-dia, é fundamental que redobre os hábitos de higienização das mesmas. Isto é, deve ter em especial atenção o local onde as lentes ficam guardadas e sempre que for mexer nas lentes certifique-se que as suas mãos estão devidamente limpas. 

É aconselhado que lave as mãos segundo as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, faça a limpeza do seu estojo com sabão neutro e água tépida. Lembre-se ainda que deve trocar o estojo das suas lentes de contacto, pelo menos de, de 3 em 3 meses.

 

6. Alterne o uso de lentes de contacto com óculos graduados

Durante esta pandemia, aconselhamos que intercale o uso de lentes com o uso de óculos. Atualmente, a tendência é estarmos mais tempo em casa, geralmente, muito do tempo passado em casa é a olhar para aparelhos eletrónicos, como por exemplo, um computador, televisão, telemóvel, entre outros. 

O uso prolongado de lentes de contacto pode conduzir a problemas visuais e, neste sentido, é recomendado que não se use as lentes por mais de 12 horas seguidas. Se intercalar o uso de lentes, os seus olhos terão mais tempo de oxigenação.

 

StumbleUponEmail