O nosso corpo funciona como um todo e como tal, todos os nossos órgãos necessitam de cuidados diários. Os nossos olhos não são excepção e é importante cuidar da nossa saúde ocular. Este órgão especial requer cuidados específicos, dada a sua natureza frágil e a sua constante exposição a fatores externos.

As doenças oculares são originadas por diversos fatores, entre eles os maus hábitos alimentares, estilos de vida desadequados ou até mesmo por questões genéticas. No entanto existem formas de prevenir ou de controlar determinadas doenças.

 

Como cuidar dos seus olhos:

O primeiro passo a dar no que diz respeito à sua saúde ocular é compreender que é necessário que os seus olhos sejam vigiados e acompanhados por profissionais da área.

  • Consultas regulares no oftalmologista

Cuidar dos seus olhos significa visitar, com regularidade, um médico oftalmologista. É fundamental para que possa acompanhar o estado da sua visão, fazer um rastreio visual com frequência.

 

Frequencia das visitas:

  • Crianças até aos 3 anos – realizar a primeira consulta;
  • Crianças em idade escolar – segunda consulta entre os 5 e os 6 anos e posteriormente de 2 em 2 anos, mediante cada caso;
  • Jovens e adultos até aos 40 anos – de 2 em 2 anos;
  • Adultos a partir dos 40 anos – anualmente.

Estas indicações de frequência são para casos que não apresentem nenhum tipo de patologia. No entanto apenas o médico oftalmologista saberá qual a regularidade com que deve realizar as consultas.

 

  • Evitar o uso prolongado de aparelhos digitais:

Expormos constantemente os nossos olhos à luz dos aparelhos digitais prejudica a nossa visão, mesmo sem nos apercebermos. Este tipo de aparelhos emite uma luz prejudicial aos nossos olhos, que vai danificando o mesmos.

 

Efeitos nocivos da luz:

  • Fadiga ocular;
  • dores de cabeça;
  • dificuldade de concentração;
  • olhos secos.

O uso moderado destes dispositivos, assim como pausas frequentes vão ajudar a melhorar ou até mesmo a não desenvolver nenhum tipo de patologia. Opte por descansar a cada 20 minutos de trabalho e utilize óculos com filtro de luz azul para bloquear a entrada desta luz na sua retina.

 

  • Optar por um estilo de vida saudável

Mesmo que não tenhamos noção disso, os nossos hábitos e estilos de vida condicionam bastante a nossa saúde e potenciam o aparecimento de doenças oculares.

Os hábitos alimentares são um fator determinante no que diz respeito à saúde dos nossos olhos. Desta forma é importante consumir alimentos ricos em vitaminas – A, C e E –  assim como em Omega-3. Outro aspeto a ter em conta para uma escolha de alimentos saudáveis é a sua cor: alimentos verdes e amarelos são ricos em carotenóides. Esta é uma substância que previne a degeneração da mácula ocular, sendo responsável pelos espectro de cores que conseguimos ver diariamente.

 

  • Lavar os olhos

Lavar os olhos é algo bastante importante para uma boa saúde. Cuidar diariamente da higiene dos seus olhos ajudá-lo-a a prevenir várias doenças, como é o caso da conjuntivite.

Sempre que lavar os seus olhos deve  dedicar-se à limpeza dos cílios, cantos do olho e pálpebras. No final deve limpar cuidadosamente os olhos com uma toalha limpa e seca. Este processo vai ajudar a remover sujidades e poeiras que ficam diariamente acomuladas nos nossos olhos.

 

  • Usar oculos de sol todos os dias

Os óculos de sol são um excelente utensílio para todos os dias. São muito mais do que um mero acessório de moda. A utilização de óculos de sol com as lentes de proteção adequadas ajuda a prevenir o aparecimento de doenças causadas pela incidência das radiações ultravioleta.

 

Cuidar melhor da sua saúde e dos seus olhos é um processo simples e que poderá ajudar a prevenir problemas mais complexos. O melhor caminho a seguir é sempre a prevenção e nunca o tratamento. Cuide dos seus olhos e vigie frequentemente a sua saúde!

 

StumbleUponEmail