No verão os raios UV estão mais fortes e é necessário intensificar os cuidados visuais, principalmente sendo esta uma estação da qual se passa mais tempo no exterior. 

Quer seja na praia, piscina ou apenas passear em zonas exteriores é inevitável estar exposto ao sol, durante esta época. Para prevenir eventuais doenças oculares e outros problemas, agrupamos cinco cuidados visuais para ter ao longo do verão. 

 

1. Use sempre óculos de sol

Uma vez que nesta estação os raios solares estão mais fortes é muito importante utilizar óculos de sol todos os dias, independentemente de ser um dia de céu limpo ou nublado. Os raios UVA e UVB são prejudiciais para a visão e mesmo em dias de céu encoberto os raios são emitidos e, sendo assim, os olhos precisam de proteção.

2. Utilize óculos com proteção UVA e UVB

Algumas lojas que vendem óculos de sol (lojas de conveniências ou feiras de rua), não vendem lentes escuras com uma proteção adequada. Ao comprar uns óculos de sol é fundamental que os mesmos possuam um filtro de proteção contra os raios UV.

Os olhos, quando protegidos com uma lente escura, permitem que a pupila fique mais dilatada e a entrada de mais luz no olho fica mais facilitada, em consequência, os raios UVA e UVB são também retidos. De forma a evitar que os raios solares danifiquem o olho, recomendamos que compre sempre óculos de sol com certificado de proteção contra os raios UV.

3. Evite produtos agressivos para a pele

Habitualmente, cremes, protetores solares, óleos ou outros produtos de cosmética, são utilizados em excesso durante a época de verão, contudo aplicar produtos em excesso na pele, principalmente no rosto pode ser nocivo para a pele.

No caso de algum tipo de produto entrar em contacto com os olhos, os mesmos podem ficar irritados e sensíveis. Aconselhamos que evite a utilização em excesso de produtos no rosto, principalmente junto aos olhos.

4. Use chapéus ou bonés

Utilizar chapéus ou bonés é muito importante para a proteção dos olhos, principalmente para quem não gosta de usar óculos de sol. Os chapéus são fundamentais para proteger os olhos dos raios UV. 

Além de utilizar chapéus ou bonés, recomendamos que utilize fitas de testa quando pratica exercício físico, uma vez que o suor pode provocar irritações oculares.

5. Evite a exposição prolongada ao sol

A exposição prolongada ao sol é prejudicial para a nossa pele e para os nossos olhos. Manter-se exposto ao sol durante longos períodos ou nas horas de maior calor, pode provocar doenças visuais como, por exemplo, pterígio. Além disso, a exposição ao sol pode também desenvolver cataratas nos olhos, que por sua vez, podem provocar perda de visão progressiva, e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), esta é uma doença ocular irreversível e que pode causar cegueira.

 

Filtro protetor nas lentes solares

A pensar numa proteção total contra a luz UV, a Shamir desenvolveu uma matéria protetora para lentes solares. A Shamir Blue Sun™ é uma proteção extra contra os raios solares, este filtro protetor bloqueia a radiação que é nociva para a saúde visual. 

Conheça esta gama e outras nas nossas óticas. Poderá visitar-nos ou contactar-nos para esclarecer todas as suas dúvidas. 

Caso esteja de férias ou tenha férias de verão durante as próximas semanas, ou simplesmente vai aproveitar o bom tempo para atividades exteriores, utilize sempre óculos de sol adequados e chapéus ou bonés. 

Se, eventualmente, sentir alguma alteração na sua visão, visite um especialista para proceder a um diagnóstico precoce.

 

StumbleUponEmail